Há, na atualidade, grande carência de adultos que possam oferecer ao jovem, por meio da convivência, identificações que sejam inspiradoras para uma realização no futuro, que implique criatividade fecunda e, sobretudo, dignidade.
Um trabalho como o aqui apresentado vem suprir essa carência, pois ele abre a possibilidade de ofertar ao adolescente a presença do idoso, que pode lhe mostrar um futuro possível: envelhecer sem perder a capacidade de admirar-se e surpreender-se com a vida, em contínua disponibilidade para aprender.
A convivência intergeracional possibilita que necessidades fundamentais do ser humano possam ser contempladas, de modo a possibilitar que a afetividade, a criatividade, a dignidade de cada um dos envolvidos possam sustentar-se, possibilitando um porvir a cada um deles: o passado se ressignifica e o futuro abre-se em possibilidade.
No trabalho da autora o computador é recolocado como lugar de trocas afetivas e de resgate da ética humana. Há aqui um tipo de intervenção que subverte o estabelecido, colocando no centro do acontecimento não a técnica, mas a relação humana. Ambos, jovem e idoso, oferecem um ao outro lugar ético assentado na amizade e no amor.
ISBN: 9788571373952
Autores: Marques, Izabel de Madureira
Páginas: 228
Dimensões: 14 x 21 x 1.5cm
Ano: 2016
Categoria: Psicanálise, intergeracionalidade, adolescentes, idosos, Izabel de Madueira Marques
Classificação Fiscal: 49019900
CDD: 616,8917
BISAC: MED000000