Este livro propõe a observação de diferentes assassinatos, atuados ou fantasiados, que podem acontecer no seio de uma família. Infanticídio, parricídio, fratricídio: a família se revela a matriz de todos os ódios.
A análise do material cultural mostra que, desde sempre, os desejos assassinos compõem o pano de fundo originário da vida psíquica. Partindo da teoria da filogênese, da análise de contos alemães comentados por Freud, assim como da história de Caim e Abel, Florian Houssier levanta o véu de sobre os fundamentos das pulsões assassinas no seio da família, que constituem o paradigma de qualquer assassinato.
Temos, então, o vínculo pais-filho explorado, e mais particularmente o vínculo pai-filho na adolescência. A partir do estudo de diversos casos clínicos, a escuta do psicanalista é, aqui, solicitada em várias circunstâncias de sua prática. Entre abandono e controle, descobre-se que a criança ficou como o objeto erótico dos pais, numa indiferenciação entre si e o outro. Esta obra se propõe a visitar as fantasias organizadoras da vida psíquica a partir dos desejos assassinos nos vínculos familiares.
ISBN: 9788576361244
Autores: Florian Houssier, tradução de Maria Beatriz de Medina
Colaboradores:
Coleção:
Páginas: 200
Dimensões: 21 x 14 x 1 cm
Ano: 2017
Categoria: Psicanálise
Classificação Fiscal: 49019900
CDD: 150.195
BISAC: