Uma escola para todos e para cada um é um projeto inovador, que demanda radical e contínua transformação nas abordagens de ensino e aprendizagem. Mais do que uma crítica à instituição escolar atual ? esse ?sapato pesado? cujos problemas vêm sendo tratados em diversas pesquisas ?, o paradigma inclusivo de educação requer a reinvenção da escola e de todas as suas práticas e didáticas. Trata-se de uma abordagem que não menospreza a complexidade do sujeito que aprende, inserido em contextos sociais, econômicos, ambientais e culturais diversos.
Destinada a profissionais e estudantes da educação e da saúde, como professores de todos os níveis, gestores, psicólogos e alunos dos cursos de pedagogia e psicologia ? e também a pessoas com deficiência e seus representantes ?, esta obra apresenta, entre outros temas:
? o conceito de inclusão;
? os entraves à verdadeira educação inclusiva;
? as principais dúvidas e angústias de pais e professores;
? a inclusão na perspectiva da legislação brasileira;
? recursos, procedimentos e práticas que ajudam os alunos ? com e sem dificuldades físicas e/ou psíquicas ? a estabelecer uma relação rica e prazerosa com o aprendizado;
? casos reais de sucesso em escolas públicas e particulares de diversas localidades do país;
? possibilidades de superar as barreiras à inclusão.
ISBN: 9788532310781
Autores: Patrícia Vieira, Edith Rubinstein, Deigles GiacomelIi Amaro, Augusto Galery, Andreia Pinto
Páginas: 176
Dimensões: 21 x 14 x 1 cm
Ano: 2017
Categoria: Educação, Psicologia, Psicoterapia
Classificação Fiscal: 49019900